Comunidades Rurais beneficiam-se de treinamentos em Poupanças e Crédito

Poupança e crédito permitem que famílias pobres compram gado para tracção animal (Tump 2012)

A comercialização agrícola enfrenta muitas dificuldades de acesso aos mercados de consumo de Moatize, Tete ou da Beira, fora das comunidades ou zonas de produção. Para fazer face à esta situação o Programa iniciou o processo de sensibilização dos grupos de produtores de hortícolas para abraçarem actividades de poupança e com o dinheiro poupado financiar actividades de compra e venda da produção fora da zona de produção.

Aproveitando-se da concentração dos camponeses de contacto durante a sua formação inicial sobre a produção de hortícolas das oito comunidades abrangidas pelo programa, transmitiu-se conhecimentos sobre a organização, funcionamento e gestão das actividades de poupança e crédito para solucionar a falta de mercado assim como promoção de outras actividades geradoras de renda a nível familiar.

A ideia é de que os camponeses formados voltassem aos seus grupos e difundir estas novas experiências. Assim, os grupos interessados teriam um acompanhamento e formação sobre todo o processo de organização de poupanças como primeiro passo. Assim são preparadas para o passo seguinte , a utilização do dinheiro poupado para financiar actividades em forma de crédito. Alguns grupos iniciaram a poupança para comprar animais de tracção e bombas pedestais.