Fomento Pecuário

Treinamento sobre fomento pecuário at Mameme Training Center (Tump 2011)

O principal objectivo do fomento pecuário é de favorecer às famílias mais carenciadas a oportunidade de melhorar as suas condições de vida através da multiplicação e venda de animais.

 

Qual é a metodologia que o programa usa para a implementação do Repovoamento animal?

Cada beneficiário assina um contrato de repovoamento onde se compromete a pagar uma taxa simbólica de repovoamento e depois devolver igual número e sexos de animais que recebeu em crias para serem entregues a outros beneficiários nas mesmas condições. Para facilitar estas actividades durante a vigência e depois do fim do programa, cada comunidade selecciona por eleição 8 membros para fazerem parte dos comités locais de gestão de repovoamento. Estes comités de gestão local, tem a responsabilidade de gerirem o processo de repovoamento animal conforme mostra o esquema sintético do ciclo das actividades abaixo.

Gráfico: Como funciona a promoção de animais de grande porte em Moatize
Beneficiários inspecionam os seus animais no Centro de Trainmaento em Inhangoma (Rato 2011)

 

Para garantir as condições sanitárias dos animais nas comunidades, foram seleccionados promotores veterinários em cada comunidade, formados e equipados com um quite básico composto por equipamentos e fármacos. O acesso aos tratamentos pelos criadores é mediante o pagamento do valor intervenção realizada. Assim, desde o início de repovoamento, foram introdução de um total de 130 bovinos e 370 caprinos que beneficiou 65 e 124 famílias respectivamente.