Camponeses apostam na produção de hortícolas

Cada membro do grupo de produtores tem a sua própria parcela de hortícolas (Salesianos Moatize 2011)

Apesar dos actuais investimentos na área mineira no distrito de Moatize, as suas comunidades apresentam um desenvolvimento sócio-económico muito baixo. Trata-se de um problema de vulnerabilidade por inexistência de meios que possam gerar rendimentos às famílias rurais. É neste contexto que o Programa Moatize, esta promover a produção de hortícolas para melhorar a dieta alimentar e rendimento das famílias mais vulneráveis.

Para esta produção, os camponeses seleccionados, são organizados em grupos compostos por 15 a 30 pessoas, orientados por dois camponeses de contacto que recebem capacitação e assistência técnica contínua nos diferentes estágios de desenvolvimento das culturas.

Os insumos alocados são distribuídos pelos membros do grupo de acordo com as suas áreas preparadas no campo definitivo. De destacar que a irrigação dos campos através das bombas pedestais, desempenham um papel importante para o sucesso da produção que é complementada pela vertente comercialização, onde são realizadas feiras semanais nas comunidades abrangidas. Com o desenvolvimento destas actividades de produção assim como de comercialização, regista-se a melhoria na dieta alimentar, assim como na aquisição de bens e serviços de que necessitam.