Extensão Agrária

O programa Integrado de combate a pobreza em curso no distrito de Moatize, província de Tete, constatou a falta da prática do cultivo e consumo de hortícolas e por outro lado o alto índice de analfabetismo do seu grupo alvo que por consequente, enfrentava muitas dificuldades para aumentarem a produção e a produtividade agrícola assim como assistência dos seus animais.

Padre Jacob mostra técnicas alternativas de tratamento de tomate no âmbito na troca de experiencia em Moatize (TUMP 2012)

Para reverter esta situação, no quadro desta segunda fase de implementação do programa, foi priorizada a formação e ou capacitação em diversas matérias relacionadas nomeadamente:

  • Técnicas melhoradas de produção agrícola com ênfase para a produção de hortícolas
  • Dinâmicas de grupo para a gestão dos grupos de extensão agrícola
  • Conservação e comercialização agrícola
  • Gestão das actividades de repovoamento pecuário para os comités de gestão
  • Promotores veterinários para assegurarem a assistência veterinária local
  • Promotores de tracção animal para assegurar a prestação de serviço de lavouras e transporte no meio rural
O extensionista Omar do projecto em Moatize monitora o crescimento de hortícolas (TUMP 2012)

Para a realização destas formações, o programa conta com a sua equipe técnica constituída cinco extensionistas que realizam as capacitações nas machambas/escolas e a partir daí, cada participante vai implementar a tecnologia aprendida na sua machamba ou parcela. No início de cada campanha, organiza-se uma capacitação geral facilitada pelo Supervisor da rede de extensão do Programa onde se junta beneficiários oriundos de várias comunidades de modo a facilitar também troca de experiências entre eles.

Outros temas são ministrados em colaboração com diversas instituições com maior destaque para a Direcção Provincial de Agricultura que nos fornecem especialistas para o efeito. Como resultado das capacitações assiste-se um maior aumento da produção e produtividade o que provoca falta de mercado consumidor.

Devido a característica do grupo alvo, em todas as formações e ou capacitações, maior atenção têm sido a prática para visualizar tudo o que se fala em teoria e na sala. Por outro, a igualdade de género também constitui a nossa atenção não só nestas actividades mas também em todas as actividades levadas acabo pelo Programa.