Programa Moatize aposta na Capacitação das Comunidades Rurais Abrangidas

A primeira oficina sobre horticultura (Tump 2011)

O programa Integrado de combate a pobreza em curso no distrito de Moatize, província de Tete, constatou a falta da prática do cultivo e consumo de hortícolas e por outro lado o alto índice de analfabetismo do seu grupo alvo que por consequente, enfrentava muitas dificuldades para aumentarem a produção e a produtividade agrícola assim como assistência dos seus animais. Para reverter esta situação, no quadro desta segunda fase de implementação do programa, foi priorizada a formação e ou capacitação em diversas matérias relacionadas nomeadamente:

  • Técnicas melhoradas de produção agrícola com ênfase para a produção de hortícolas
  • Dinâmicas de grupo para a gestão dos grupos de extensão agrícola
  • Conservação e comercialização agrícola
  • Gestão das actividades de repovoamento pecuário para os comités de gestão
  • Promotores veterinários para assegurarem a assistência veterinária local
  • Promotores de tracção animal para assegurar a prestação de serviço de lavouras e transporte no meio rural
Desenvolvimento de capacidades no Centro de Treinamento em Inhangoma (Rato 2011)

Para a realização destas formações, o programa conta com a sua equipe técnica constituída cinco extensionistas que realizam as capacitações nas machambas/escolas e a partir daí, cada participante vai implementar a tecnologia aprendida na sua machamba ou parcela. No início de cada campanha, organiza-se uma capacitação geral facilitada pelo Supervisor da rede de extensão do Programa onde se junta beneficiários oriundos de várias comunidades de modo a facilitar também troca de experiências entre eles.

Outros temas são ministrados em colaboração com diversas instituições com maior destaque para a Direcção Provincial de Agricultura que nos fornecem especialistas para o efeito. Como resultado das capacitações assiste-se um maior aumento da produção e produtividade o que provoca falta de mercado consumidor.

Devido a característica do grupo alvo, em todas as formações e ou capacitações, maior atenção têm sido a prática para visualizar tudo o que se fala em teoria e na sala. Por outro, a igualdade de género também constitui a nossa atenção não só nestas actividades mas também em todas as actividades levadas acabo pelo Programa.

 

 

Capacity development in Nepal

Within the programme for preparing the Self Help Groups for forming a cooperative various workshops took place in Sirsia.

The model field is getting prepared with the cooperation of the community (Fr. Jacob 2008)
The participating farmers receive training input (Fr. Jacob 2008)

As most of the members of SHGs are landless laborers the groups took land on lease and they experimented the scientific method of farming. More focus was also given on home garden to plant necessary vegetables near their homes. During all the activities the importance of education was stressed through adult education, formal Nepali medium school, sending their children to pre-primary school and baby care centre.

training workshop (Jacob 2008)
women taking part in the training for SHGs (Jacob 2008)

Capacity building for women

Traditionally the women look after the livestock of the family. In separate workshops women were trained in producing salt cake for the cattle and goats. "Nun ka tikka" as it is called in Nepali is an important food additive to enrich the frugal diet of livestock.

Nun ka Tikka (Jacob 2008)
women participating in the workshop (Jacob 2008)