Pesticidas Naturais

More and more peasants in Moatize use alternative herbacides to protect their production (Tump 2009)

O uso de produtos químicos para controlar problemas agrícolas pode causar danos para a saúde de quem aplica e de quem consome os alimentos, além de impactar todo o nicho ecológico no qual foi utilizado. Uma das alternativas com menos impactos negativos e bastante eficiente são os pesticidas naturais.

Neste âmbito a sanidade das hortícolas dos beneficiários abrangidos pelo programa é controlada por estes defensivos naturais, garantindo produtos agrícolas mais saudáveis, evitando a contaminação do produto e do consumidor, mantendo o equilíbrio da natureza, preservando a fauna e os mananciais de águas, reduzindo o número de aplicações de defensivos agressivos, aumentando a resistência da planta contra a ocorrência de pragas, reduzindo o custo de produção e aumentando a viabilidade do produto.

Estes pesticidas são feitos com plantas existentes no local. Na maioria das receitas, é acrescentada uma pequena quantidade de sabão, para fazer com que a solução adere nas folhas. Filtre-as usando um pedaço de pano ou tecido de saco.

Aplica se os pesticidas na hora mais fresca, ou logo depois, para causar o mínimo dano possível aos predadores úteis. Usa um pulverizador ou regador, ou mergulha folhas na solução e salpique as plantas.
Tenha muito cuidado ao fazer e usar os pesticidas naturais. Use uma panela velha, que não seja mais usada para cozer alimentos e mantenha-a bem longe das crianças. Use luvas ou sacos de plástico nas mãos. Qualquer planta tratada com os pesticidas naturais devem ser lavadas com água antes de ser usada

Receita de pesticida natural utilizado pelos horticultores do programa  
•    Pegue dois punhados de folhas secas (200g) ou de pontas de cigarros.
•    Ferva de 15 a 20 minutos em 2 litros de água.   
•    Acrescente sabão, misture e deixe esfriar antes de filtrar.
•    Dilua com 5 litros de água.

Aplique uma vez por semana.
Eficaz contra lagartas, afídeos, ácaros, assim como contra carraças nos animais.