Empoderamento de Mulheres

women at a workshop in Sirsia, Nepal (Elias 2010)

Empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais não é somente importante para as proprias mulheres mas tambem para o desenvolvimento economico sustentavel de paises. A ONU Mulheres definiu os seguintes sete
princípios de empoderamento das mulheres:

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.

3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e

6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero. http://www.undp.org/women/

Clique na imagem para ver impressões sobre as actividades de Empoderamento de Mulheres dos Salesianos don Bosco em Sirsia, Nepal.

Empoderamento de mulheres através da educação

Em áreas rurais de Moçambique muitas mulheres organizam-se em grupos e associações (JEW Áustria)

Quando mulheres têm acesso a boa educação, elas têm menos crianças e conseguem educar elas melhor. Muitas vezes mulheres não recebem apoio de homens. Mas o dinheiro que elas ganham vai beneficiar directamente as crianças. Bons sistemas de microcrédito consideram a importância das mulheres para o desenvolvimento económica das famílias e das sociedades.

Participação da mulher na tomada de decisões

Muitas mulheres ganham o seu próprio dinheiro através da produção e venda de hortícolas (Tump 2011)

Em geral verifica-se que em diversas actividades não agrícolas, os homens têm papel importante quer na decisão assim como na sua gestão visto que as mulheres ainda encaram imensas dificuldades ligadas ao seu papel na sociedade como mãe, esposa, ... em estar ao pé de igualdade com o homem quer na tomada de decisão assim como na sua participação durante a implementação. O facto da mulher ser responsável pela gestão da casa, crianças, as vezes tem dificuldades de se ausentar da casa para participar num seminário, ou outras actividades fora da casa.

A nível das comunidades assistidas, as mulheres constituem a maioria dos praticantes de horticultura, sendo que este grupo é determinante para o seu sucesso. Como resultado, encontramos grupos de extensão que são chefiados por mulheres, para além de que mulheres chefes de famílias tiveram acesso ao repovoamento caprino e bovino levado acabo pelo programa.