Agro-Pecuária – A base para Segurança Alimentar e Geração de Rendimento

Associação de camponeses em Moatize, Moçambique (Tump 2009)

Aproximadamente 80% da população de Moçambique e Nepal depende da agro-pecuária para a sua sobrevivência. O rendimento serve em parte para a alimentação familiar; a sobreprodução é vendida e serve para a compra de alimentos adicionais e de outros bens.

A primeira década do novo milénio dirigiu a atenção global mais uma vez para a agricultura. Alguns dos motivos eram várias crises alimentares e os rumores na população urbana que foi confrontada com preços altos de produtos agrícolas. Hoje os cientistas concordam que é necessário um aumento da produção agrícola para que a terra possa alimentar cerca de 9 bilhões de pessoas no ano 2030.

Clique na imagem para ver impressões sobre as actividades na área da agropecuária dos Salesianos don Bosco em Sirsia, Nepal.
Bois puxam uma carroça bem carregada nos arredores de Sirsia, Nepal (JEW Áustria 2010)

Investindo na agro-pecuária familiar de pequena escala, os projectos de Don Bosco em Moçambique e Nepal contribuem para a segurança alimentar de milhares de famílias na área rural. Ao mesmo tempo estes projectos mostram que a agricultura familiar é capaz de dar uma resposta adequada à crise alimentar através do uso de métodos sustentáveis que preservam os solos, as florestas e as fontes de água.

A pecuária é uma fonte de rendimento importante para famílias rurais e também contribui para a segurança alimentar. Especialmente em anos de pouca produção agrícola ou em caso de doenças os animais servem como “caderneta de poupança” nas áreas rurais sem acesso a qualquer sistema bancário. 

Os projectos de Desenvolvimento Rural Integrado em Moçambique e Nepal facilitam o acesso a animais como gado bovino e caprino, galinhas e patos e investem na saúde animal.