Desenvolvimento Comunitário - Factor chave para Desenvolvimento Rural

Um de muitos Grupos de Auto-Ajuda em Sirsia, Nepal (JEW Austria)

Comunidades bem organizadas são a base para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer tipo de projecto de Desenvolvimento Rural. Desenvolvimento Comunitário coloca o grupo alvo na posição de participar activamente na planificação e implementação do projecto contribuindo assim para uma maior apropriação (ownership) do grupo alvo.

Os projectos de Don Bosco em Moçambique e Nepal usam diferentes estratégias e métodos para alcançar Desenvolvimento Comunitário. Um dos primeiros passos é Animação, considerando os grupos focais principais como mulheres, homens, crianças, a terceira idade ou pessoas com deficiências.

Clique na imagem para ver impressões sobre as actividades de Desenvolvimento Comunitário dos Salesianos don Bosco em Sirsia, Nepal.
Um mercado rural em Moçambique, construído basicamente de bambu (Walger 2007)

O projecto em Moçambique suporta a Rádio Comunitário dos Salesianos em Moatize. Este rádio publica mensagens importantes para as comunidades rurais, como informações sobre feiras agrícolas ou métodos alternativas do cultivo.

Nos dois países o grupo alvo se organiza em diferentes tipos de Grupos de Auto-Ajuda (GAA).  Um tipo de GAA são Cooperativas. Um dos motivos da participação em Cooperativas é a chance de alcançar melhores preços para os produtos agrícolas.

Uma boa Infra-estrutura básica (vias de acesso, escolas, postos de saúde, acesso à agua potável e outros) é uma pré-condição para o sucesso de projectos de Desenvolvimento Rural Integrado.