Para-veterinários em Nepal

Quando foram iniciados os grupos de auto-ajuda em Nepal no ano 2004 os homens que participaram decidiram de focalizar na saúde animal. Os vários grupos de homens foram liderados por para-veterinários básicos, que dividiram o seu conhecimento sobre vacinas, métodos melhorados de agricultura e agricultura de sequeira.

No início tinha 16 grupos e depois de um ano outros 12 se juntaram. Durante os últimos anos os produtores ganharam novos conhecimentos sobre a saúde animal e assim conseguiram aumentar o seu rendimento.

 

 

O equipamento de um para-veterinário (Fr. Jacob 2008)
Um para-veterinário castrando porcos (Fr. Jacob 2008)
Crianças são curiosas! (Fr. Jacob 2008)
 

 

 

Criadores beneficiam-se de assistência veterinária local

Treino de para-veterinários no centro de Mameme (Rato 2012)

Antes do início do programa, algumas comunidades não dispunha de qualquer assistência veterinária. Actualmente em Moçambique a assistência veterinária é da  responsabilidade dos criadores. Com base nesta constatação, o programa iniciou em 2007, actividades de sensibilização e formação de 9 promotores veterinários a nível local.

Para a formação destes promotores, o programa conta com a colaboração dos Serviços Provinciais e Distritais de Pecuária. Após a sua formação, cada promotor, recebeu um quite composto por medicamentos e equipamentos básicos para a realização dos tratamentos. Convista a assegurar a continuidade do quite, os tratamentos são condicionados a seu pagamento.

Com a falta de infra-estrutaras veterinárias, o programa decidiu em apoiar na construção das mangas de tratamento onde se realiza todas as actividades de assistência quer pelos técnicos dos serviços provinciais e distritais de pecuária assim como pelos próprios promotores.