Comunidades beneficiam-se dum Centro de Aprendizagem Agro-pecuária

Participants of a workshop in front of the Training Centre (Rato 2011)

Como forma de facilitar o acesso à tecnologias básicas da produção agro-pecuária, o Programa introduziu a ideia dum Centro de Aprendizagem que é um espaço físico constituído por infra-estruturas básicas nomeadamente: Um armazém e sala de reunião e acomodação dos participantes em material convencional e um curral, manga de tratamento para animais e casas de banho de material mistos onde se realiza treinamentos diversos no âmbito da implementação do Programa.

Este centro de aprendizagem possui uma área vedada de cerca 3 ha e localiza-se numa das comunidades abrangidas pelo Programa e mais ou menos equidistantes das restantes oito comunidades beneficiadas, facilitando deste modo a chegada de todos os convidados aos diferentes treinamentos. Até ao memento decorreram neste centro, cursos de treinamento em tracção animal para as comunidades de Inhangoma, Mameme, Madamba, Mawira/Bagamoyo e Mussakama, cursos de capacitação na produção de hortícolas, sobre a gestão de repovoamento, curtos de formação dos promotores veterinários assim como a realização da quarentena dos animais adquiridos para o repovoamento.

Nos tempos em que o Centro não tem utentes, a comunidade de Mameme onde está instalado, usa as infra-estruturas sanitárias alí montadas para o tratamento dos seus animais. No futuro é que este Centro sirva de casa agrária para onde se possa armazenar e realizar-se a comercialização conjunta dos excedentes de produção, local onde possa se vender insumos agro-pecuárias assim como centro de aconselhamento técnico sobre a produção agro-pecuária. Os promotores veterinários, promotores de tracção animal, camponeses de contacto formados no âmbito em colaboração com a Sociedade Salesiana serão os gestores centro.