A Rádio Comunitário dos Salesianos em Moatize

Padre Ricardo no trabalho (JEW 2011)

A Rádio Dom Bosco é uma rádio comunitária da Sociedade Salesiana de Moçambique, sita na Paróquia São João Baptista, na Estrada Nacional Nº 7, Vila de Moatize, Província de Tete.
A Rádio funcionou desde o ano 1997 com uma potência de 4W, e que desde o dia 11 de Janeiro de 2011 foi autorizada a usar a frequência FM 101.1 MHz, com uma potência máxima de 2.500 watt. O alcance inicial e experimental será de uns 100km aproximadamente.

Objectivos da Rádio (baseados nos próprios estatutos)

O Rádio Comunitária Dom Bosco é uma rádio de intervenção social que no exercício da sua actividade jornalística realiza divulgação, análise e interpretação de acontecimentos das comunidades onde está inserida, do nosso país, da África Austral, dos países africanos de expressão portuguesa e do mundo em geral.

Promove e divulga diversas actividades das comunidades locais, das associações cívicas locais ou nacionais de consolidar uma democracia pluralista, a defender e preservar a paz, a unidade e reconciliação nacional e o desenvolvimento sócio - cultural e económico do país.

Na sua produção Editorial, têm um papel educativo e formativo, especialmente nas comunidades rurais em que se insere, atribuindo especial atenção às questões sobre a juventude e crianças desfavorecidas, a mulher, a cultura e o ambiente,

No tratamento de índole social, tais como, o alcoolismo, a família, a criminalidade ou sexo, a Rádio Comunitária Dom Bosco FM orienta a sua acção no sentido de salvaguardar sempre a ordem moral e pública.


Identidade

Se trata de um Rádio Comunitária, sobre a direcção da Missão - Paróquia S. João Baptista. Sem fins lucrativos nem comerciais, ao serviço da comunidade local, na promoção dos objectivos acima referidos.

Com destaque no âmbito educativo, em todas as áreas de promoção humana – social.

Sem tendência política nem partidária, ou de qualquer grupo humano e/ou grupo sectário, e mantendo a devida objectividade e autonomia.

Um dos moderadores do Rádio Comunitário em Moatize (Ebenhöh 2012)

Actividades realizadas especificamente no âmbito da formação

  • Seminários de Formação das Rádios Católicas (Beira), 2007
  • Cursos de Formação em Malawi (Rádio Maria), 2007
  • Cursos de Formação com pessoal da Rádio de Moçambique (na própria Paróquia - Missão de Moatize), 2010.
  • Diversos seminários de formação, na direcção de várias organizações do Governo e não governamentais
  • Formação em cursos de Informática na Missão - Paróquia de Moatize, 2010.
  • Seminário em África do Sul, 2011.
  • Criação de diversos programas radiofónicos.
  • Transmissão de actividades e eventos a nível interno da Missão.



Financiadores do Projecto

A actual Rádio foi possível pelo apoio da Congregação Salesiana de Moçambique; a Província Salesiana de Portugal; a Jugend Eine Welt (Salesianos da Áustria); e a Missão - Paróquia S. João Baptista – Moatize.


1.    A Jugend Eine Welt (Salesianos da Áustria): reabilitação dos espaços da Rádio, instalação eléctrica e montagem de ar acondicionado, formação do pessoal na Rádio Maria de Malawi.
2.    Província Salesiana de Portugal: compra da aparelhagem completa de transmissão, antena de transmissão, emissores e diversos acessórios. 
3.    Congregação Salesiana de Moçambique: compra e instalação da Torre, compra da UPS e ar acondicionado.
4.    Missão - Paróquia S. João Baptista – Moatize: manutenção actual, melhoramentos, despesas de energia, capacitação do pessoal na área de informática, formação com os profissionais da Rádio de Moçambique.

Novos Financiadores para a continuação do Projecto

A Rádio não tem finalidade comercial nem lucrativa. Todos os fundos económicos que possa obter para seu funcionamento dependerão de donativos, apoios de particulares e privados.

O pessoal é integrado por um grupo de jovens e adultos, que fazem um serviço de voluntariado (14 pessoas), que não recebem vencimento. A equipa de trabalho está organizada por uma direcção, uma coordenação, por chefes de emissão e responsáveis de programas radiofónicos.

Consideramos oportuno e necessário o apoio das empresas, particulares, privados e ONGs, sendo parceiros muito importantes para a continuidade deste Projecto inovador no Distrito de Moatize.


O apoio permitirá:

  • A produção e realização de programas radiofónicos.
  • A formação do pessoal voluntário.
  • A manutenção da aparelhagem de transmissão.
  • A manutenção do uso de energia, telefone e internet.