Fomento Pecuário
O principal objectivo do fomento pecuário é de favorecer às famílias mais carenciadas a oportunidade de melhorar as suas condições de vida através da multiplicação e venda de animais.
Qual é a metodologia que o programa usa para a implementação do Repovoamento animal?
Cada beneficiário assina um contrato de repovoamento onde se compromete a pagar uma taxa simbólica de repovoamento e depois devolver igual número e sexos de animais que recebeu em crias para serem entregues a outros beneficiários nas mesmas condições. Para facilitar estas actividades durante a vigência e depois do fim do programa, cada comunidade selecciona por eleição 8 membros para fazerem parte dos comités locais de gestão de repovoamento. Estes comités de gestão local, tem a responsabilidade de gerirem o processo de repovoamento animal conforme mostra o esquema sintético do ciclo das actividades abaixo.
Para garantir as condições sanitárias dos animais nas comunidades, foram seleccionados promotores veterinários em cada comunidade, formados e equipados com um quite básico composto por equipamentos e fármacos. O acesso aos tratamentos pelos criadores é mediante o pagamento do valor intervenção realizada. Assim, desde o início de repovoamento, foram introdução de um total de 130 bovinos e 370 caprinos que beneficiou 65 e 124 famílias respectivamente.