Geração de Rendimento

Grupos de auto-ajuda em Moatize produzem e comercializam vegetais em conjunto (JEW Áustria 2012)

Mesmo os chamados “produtores de subsistência” não podem sobreviver somente através do consume dos produtos produzidos nas suas machambas. Eles precisam produzir também para o mercado para poder comprar alimentos como sal, óleo vegetal e açúcar e outros bens da primeira necessidade como roupa, medicina e material escolar. Com a promoção de actividades de geração de rendimento, projectos de Desenvolvimento Rural Integrado apoiam a população rural para obter preços mais justos para os seus produtos e desta forma ter um rendimento adicional para satisfazer necessidades básicas.

Clique na imagem acima para ver o vídeo dos Salesianos Don Bosco em Sirsia, Nepal sobre actividades de geração de rendimento.
Membros de uma cooperativa recentemente fundada em Sirsia, Nepal (Tump 2010)

 

Como as distancias para os mercados muitas vezes são grandes e o acesso difícil, muitos produtores organizem-se em Grupos de Auto-Ajuda (GAA). Estes são grupos informais de um número limitado de produtores que têm um problema ou interesse comum. Os objectivos de GAA podem diferir, dependendo dos problemas, necessidades e interesses. Para os projectos Don Bosco projectos em Moçambique e Nepal o apoio para famílias rurais de organizar-se em GAA é um primeiro passo para de atingir um certo grau de apropriação (“ownership”) e sustentabilidade.