Agro-Pecuária – A base para Segurança Alimentar e Geração de Rendimento
Aproximadamente 80% da população de Moçambique e Nepal depende da agro-pecuária para a sua sobrevivência. O rendimento serve em parte para a alimentação familiar; a sobreprodução é vendida e serve para a compra de alimentos adicionais e de outros bens.
A primeira década do novo milénio dirigiu a atenção global mais uma vez para a agricultura. Alguns dos motivos eram várias crises alimentares e os rumores na população urbana que foi confrontada com preços altos de produtos agrícolas. Hoje os cientistas concordam que é necessário um aumento da produção agrícola para que a terra possa alimentar cerca de 9 bilhões de pessoas no ano 2030.
Investindo na agro-pecuária familiar de pequena escala, os projectos de Don Bosco em Moçambique e Nepal contribuem para a segurança alimentar de milhares de famílias na área rural. Ao mesmo tempo estes projectos mostram que a agricultura familiar é capaz de dar uma resposta adequada à crise alimentar através do uso de métodos sustentáveis que preservam os solos, as florestas e as fontes de água.
A pecuária é uma fonte de rendimento importante para famílias rurais e também contribui para a segurança alimentar. Especialmente em anos de pouca produção agrícola ou em caso de doenças os animais servem como “caderneta de poupança” nas áreas rurais sem acesso a qualquer sistema bancário.
Os projectos de Desenvolvimento Rural Integrado em Moçambique e Nepal facilitam o acesso a animais como gado bovino e caprino, galinhas e patos e investem na saúde animal.