Desenvolvimento Comunitário - Factor chave para Desenvolvimento Rural
Comunidades bem organizadas são a base para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer tipo de projecto de Desenvolvimento Rural. Desenvolvimento Comunitário coloca o grupo alvo na posição de participar activamente na planificação e implementação do projecto contribuindo assim para uma maior apropriação (ownership) do grupo alvo.
Os projectos de Don Bosco em Moçambique e Nepal usam diferentes estratégias e métodos para alcançar Desenvolvimento Comunitário. Um dos primeiros passos é Animação, considerando os grupos focais principais como mulheres, homens, crianças, a terceira idade ou pessoas com deficiências.
O projecto em Moçambique suporta a Rádio Comunitário dos Salesianos em Moatize. Este rádio publica mensagens importantes para as comunidades rurais, como informações sobre feiras agrícolas ou métodos alternativas do cultivo.
Nos dois países o grupo alvo se organiza em diferentes tipos de Grupos de Auto-Ajuda (GAA). Um tipo de GAA são Cooperativas. Um dos motivos da participação em Cooperativas é a chance de alcançar melhores preços para os produtos agrícolas.
Uma boa Infra-estrutura básica (vias de acesso, escolas, postos de saúde, acesso à agua potável e outros) é uma pré-condição para o sucesso de projectos de Desenvolvimento Rural Integrado.