O Conceito do Desenvolvimento Rural Integrado

Horticultura em Moatize, Moçambique

A decepção sobre os avanços alcançados no âmbito do desenvolvimento rural nos “países de desenvolvimento” criou uma ampla discussão sobre os conceitos ao nível mundial. As análises mostram que em muitos países há um desenvolvimento urbano considerável, mas ao mesmo tempo a população rural continua viver em pobreza absoluta, beneficiando pouco de políticas nacionais ou de projectos de desenvolvimento.

Uma das consequências é a evasão das áreas rurais e o contínuo crescimento dos centros urbanos. A digressão do número de produtores agrícolas não só tem consequências negativas para a população urbana, mas coloca em risco a alimentação da população como um todo.

Novos conceitos são necessários

Menina trabalhando em uma machamba em Sirsia, Nepal

As mesmas análises mostram que os conceitos usados para desenvolver áreas rurais muitas vezes foram baseados em sucessos alcançados em países desenvolvidos, não considerando algumas características fundamentais nos países mais pobres, como

- o crescimento populacional
- a fraca infra-estrutura rural, principalmente ruas, mercados e a telecomunicaçã
- o baixo nível de educação
- a falta de acesso a novas tecnologias e sementes de qualidade
- os valores tradicionais da população rural.

O conceito do Desenvolvimento Rural Integrado, elaborado nos anos 80 do século passado, tenta levar em conta as características do meio rural e os valores e tradições da sua população. Hoje, um dos principais objectivos da maioria dos conceitos de Desenvolvimento Rural Integrado é a consideração dos recursos existentes (paisagem bem conservada, património cultural, produtos locais de qualidade, técnicas artesanais e agricultura de características biológicas). Então, para muitas organizações o conceito da “Agricultura Sustentável” é parte integrante do seu conceito de desenvolvimento rural.

Nos últimos anos o assunto da “segurança de posse de terra” ganhou mais e mais importância porque ficou claro que nem pode haver desenvolvimento rural nem segurança alimentar sem que os produtores tenham a sua machamba assegurada. O crescente fenómeno de usurpação de terras por nacionais e estrangeiros em países como Moçambique mostrou a importância de integrar a sensibilização e informação da população rural sobre a lei da terra nos projectos de desenvolvimento rural.

O artigo „Da agrariedade á ruralidade: Novos enfoques à economia territorial” de Elena Pisani e Giorgio Franceschetti ilustra os diferentes conceitos de desenvolvimento rural desde os anos 50 do seculo passado. Ao mesmo tempo analisa os conceitos actuais.

Clique na imagem para ver impressões sobre o projecto de Desenvolvimento Rural Integrado dos Salesianos don Bosco em Sirsia, Nepal.